top of page

O que estamos Comunicando?

Quando falamos em comunicação, normalmente pensamos na conhecida figura com emissor, receptor, canal, mensagem e ruído. Por mais que tentamos fugir desse lugar comum, essa imagem representa boa parte das situações de comunicação, inclusive institucionais. Na comunicação temos que ter um canal apropriado para uma mensagem adequada e atenuar os ruídos. Por isso falaremos aqui do alinhamento entre cultura organizacional, estratégia e estilo administrativo.

A cultura organizacional define como os agentes de uma determinada organização se comportam, ou seja, define padrões de comportamentos desde tarefas simples até decisões estratégicas influenciadas pela cultura da organização. Por exemplo, em uma organização onde se privilegia a segurança, os trabalhadores vão ter comportamentos diferentes dos trabalhadores em educação inseridos no ambiente escolar. Isso molda o comportamento dos trabalhadores e as decisões estratégicas que podem ser muito mais voltadas a segurança no primeiro exemplo do que no segundo.

Esse último argumento nos leva ao segundo ponto: as decisões estratégicas. Elas devem ser alinhas com a cultura organizacional. Imagine se na escola ficarmos tão preocupados com segurança tal como numa agência bancária. São estratégias distintas a serem adotadas conforme cultura organizacional da instituição.

De modo equivalente, o estilo administrativo, ou seja, a mensagem que os gestores da organização querem passar deve estar alinhada com a estratégia e cultura organizacional. Em uma escola que prega o autoconhecimento, metodologias diversas e educação holística, um gestor terá muita dificuldade em implantar uma educação baseada na disciplina e assim também será numa escola que tenha suas bases na disciplina e repentinamente os gestores começam a emitir mensagem diferente daquela que a instituição está adaptada.

É fato que a cultura organizacional e a estratégia podem ser alteradas, porém isso é possível no longo prazo. No curto prazo, se tem uma mensagem que é enviada pelo gestor, contrariando a estratégia e a cultura organizacional, possivelmente haverá problemas de interpretação por parte do restante da organização.

Portanto, para o gestor transmitir uma mensagem inequívoca, é necessário conhecer a cultura organizacional e a estratégica da organização. Estas podem ser mudadas, mas cabe tempo, paciência e poder de convencimento aos gestores.

Conteúdo Audiovisual 6
Idea%25202_edited_edited.png

Acesse também os materiais complementares:

COSO - Sumário Executivo

A importância da comunicação no ambiente de trabalho

Cultura Organizacional - 3 Niveis de cultura - Schein

COSO (2017)

(Passe o mouse)

Gerenciamento de riscos corporativos não é uma função nem um departamento. É a cultura, as competências e as práticas que as organizações integram à definição e à execução da estratégia, com o objetivo de gerenciar o risco na criação, na preservação e na realização de valor.

©2019 por Três linhas Defesa - pensando o controle interno numa perspectiva institucional e colaborativa

bottom of page